Offline
Suas compras do dia a dia podem ajudar milhares de famílias brasileiras; saiba como
27/08/2021 11:11 em Meio Ambiente

Você sabia que com as suas compras - no supermercado, no shopping, na lojinha do bairro, onde quer que seja! - você pode ajudar milhares de famílias que trabalham no setor da reciclagem?


Basta que você priorize a compra de produtos de empresas que se comprometem com questões socioambientais. Esse é o famoso consumo consciente. Assim, você, consumidor, acaba cobrando das marcas uma atitude responsável.

Mas como saber se a marca que você consome já tem essa preocupação?
Um dos jeitos mais simples, segundo o especialista em sustentabilidade Lucas Barbosa, é observar se, na embalagem,  tem, por exemplo, um selo da eureciclo, que é a maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil


SONORA

Lucas Barbosa, que é gerente de Vendas da eureciclo, ressalta que o consumidor tem papel fundamental para que cada vez mais empresas assumam suas responsabilidades:

SONORA 

Por lei, aqui no Brasil, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes precisam dar destinação correta a pelo menos 22% do total de embalagens que colocam no mercado. 

Uma das formas de cumprir a legislação  é adotando o modelo de logística reversa por compensação ambiental, que consiste em garantir que uma massa de resíduos equivalente a das embalagens que foram colocadas no mercado foi destinada à reciclagem. 

Por meio desse mecanismo, as empresas remuneram os operadores de coleta e triagem pelo serviço ambiental prestado e recebem os Certificados de Reciclagem como forma de comprovação legal. Ou seja: ao mesmo tempo em que menos quantidade de lixo que vai parar nos aterros, a cadeia de reciclagem, que é fonte de renda de milhares de pessoas no nosso país, é estimulada. Desde a sua fundação, a eureciclo já destinou mais de R$16 milhões a cooperativas e operadores de triagem, impactando cerca de 17 mil vidas.

Atualmente, a eureciclo trabalha com três selos: um que informa que a companhia cumpre a lei e compensa ambientalmente 22% da massa de resíduos que coloca no mercado, outro que mostra a destinação correta de 100% e o terceiro selo, que pode ser usado pela empresa que vai além e promove a reciclagem do dobro do total de resíduos que gera.

 

 

COMENTÁRIOS