Estudos confirmam a eficácia de vacinas aplicadas em idosos contra a variante gama da Covid-19. Identificada pela primeira vez em Manaus, a cepa já se tornou predominante em circulação no Brasil. Um dos estudos, realizado por pesquisadores da Secretaria da Estadual da Saúde de São Paulo, da USP e de universidades dos Estados Unidos, entre outras instituições, foi sobre a Coronavac.
Em pessoas com idades entre 70 e 84 anos, o imunizante apresentou eficácia de 61 vírgula oito por cento contra a doença assintomática, de 80 vírgula um por cento contra hospitalizações e de 86 por cento contra mortes. O outro estudo foi realizado por instituições brasileiras, norte-americanas e por pesquisadores de Barcelona, na Espanha, e analisou a eficácia da vacina Astrazeneca.
Os participantes tinham mais de 60 anos de idade e a vacina demonstrou eficácia de 77 vírgula nove por cento contra a infecção pela variante gama. Contra hospitalizações, o índice foi de 87 vírgula seis por cento e contra mortes, de 93 virgula seis por cento.
Nas duas pesquisas, os resultados foram obtidos depois que as pessoas estavam com o esquema vacinal completo.
Fonte: Rádio 2