Offline
BRASIL RECEBE PRIMEIRO LOTE COM 1,5 MILHÃO DE DOSES DA VACINA DA JANSSEN
Notícia
Publicado em 22/06/2021

Mais vacinas para o Brasil! O Ministério da Saúde conseguiu antecipar 1,5 milhão de doses da vacina Janssen, que chegou nesta terça-feira (22) ao Brasil! O imunizante tem a vantagem de ser dose única.

O avião que trouxe o lote aterrissou no aeroporto internacional de Guarulhos (SP) pouco antes das 9h. O contrato do governo federal com a farmacêutica prevê a entrega de um total de 38 milhões de doses. O imunizante da Janssen será o primeiro a ser utilizado no Brasil que precisa de apenas uma dose. As outras três vacinas já em utilização no país precisam de duas doses, com seus respectivos intervalos para completar o esquema vacinal. De acordo com o Ministério da Saúde, este primeiro lote pode ser usado até agosto. A Janssen pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. Em temperaturas de -20°C ela fica estável por 2 anos. O imunizante usa a tecnologia de vetor viral e funcionou contra a variante da África do Sul, a mais contagiosa.

 A estimativa é de 38 milhões de doses

O contrato do governo federal com a farmacêutica prevê a entrega de um total de 38 milhões de doses. Em março, quando o contrato foi anunciado, a previsão era a entrega de 16,9 milhões de doses até setembro, e as outras 21,1 milhões de doses até dezembro de 2021.

O contrato da Janssen prevê o valor de US$ 10 por dose, e um pagamento US$ 95 milhões na primeira parcela.

A imunização com a vacina da Janssen é feita com uma dose única, diferentemente de outras vacinas, o que permite uma imunização mais rápida. Este é o único imunizante em etapa avançada de testes que funciona com apenas uma dose.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da vacina da Janssen no Brasil em 31 de março de 2021.

Janssen é a vacina desenvolvida pela divisão farmacêutica do grupo Johnson&Johnson, que leva o mesmo nome. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves.

A eficácia mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa é de 50%.

 

Entenda como funciona a vacina da Johnson,

A vacina anticovid desenvolvida pelo laboratório belga Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, é a única administrada em uma dose. O imunzante apresenta 66,9% de eficácia para proteger contra casos leves e moderados e 76,7% para casos graves.

O imunizante já recebeu da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a aprovação par uso emergencial  no Brasil e pode ser aplicada em pessoas com mais de 18 anos de idade. No caso da vacina da Johnson, foi verificado que com apenas uma dose ele já atingia a eficácia necessária para sua aprovação de uso, que é de no mínimo 50%, de acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

 

Comentários