Após um mês da campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza, o Espírito Santo apresenta cobertura vacinal de 12,6% do público-alvo. No ano anterior, o estado foi o primeiro no Brasil a atingir a meta de imunização com 90% de cobertura em menos de dois meses de campanha. Os dados são do localiza SUS. O Espírito Santo está na sexta posição entre os estados com melhor cobertura.
Contudo, a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, é necessária mais rapidez para que o estado possa alcançar o cenário ideal. Danielle Grillo esclarece que, mesmo com a imunização contra a covid-19 também ser realizada neste momento, a população-alvo precisa também receber a dose para influenza.
Atualmente a campanha contra a gripe está na segunda etapa, com ampliação da imunização a idosos de 60 anos ou mais e professores. Além deles, o ministério da saúde orienta também que o público da primeira etapa de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas (que são mulheres até 45 dias após o parto), indígenas e trabalhadores da saúde, deem continuidade à vacinação até alcançarem a meta preconizada.
Florismara Santos