13º salário deve injetar mais de R$ 230 bi na economia; 1ª parcela é paga este mês
Novembro é o mês em que as empresas devem pagar a primeira parcela do 13º salário dos funcionários contratados em regime CLT.
O prazo para pagamento da primeira metade do abono termina no dia 30 deste.
O salário extra é integral, para quem está na empresa há mais de um ano, e proporcional para os trabalhadores que foram contratados ao longo de 2021; eles recebem de acordo com o número de meses trabalhados.
Nesta primeira parcela, os funcionários devem receber uma quantia equivalente à metade da remuneração mensal, sem nenhum desconto.
Ou seja, quem ganha 2 mil reais, por exemplo, deve receber, até o dia 30 de novembro, um salário extra no valor de mil reais.
Já a segunda metade, que deve ser paga, também obrigatoriamente, até 20 de dezembro, vem com os descontos de INSS e Imposto de Renda.
Vale destacar que variáveis como horas extras e comissões e adicionais de insalubridade e periculosidade, por exemplo, devem ser considerados no cálculo do 13º salário.
Caso o empregador não respeite os prazos de pagamento ou não pague os valores devidos, poderá ser autuado pelo Ministério do Trabalho.
De acordo com cálculos do Dieese, 83 milhões de brasileiros serão beneficiados com o 13º salário em 2021, o que deve injetar 232.600 milhões na economia brasileira.
O pagamento médio, segundo o órgão, será de R$ 2.539.