Cerca de 85 mil brasileiros que recebem o auxílio-doença devem regularizar o cadastro para manter o benefício. Operação Pente-fino do INSS pretende cancelar o pagamento de quem estiver com a perícia médica ou com a documentação desatualizada.
Segurados do INSS que recebem benefício por incapacidade temporária – antigo auxílio-doença – que não fizerem perícia médica até esta quinta-feira, 11 de novembro, podem ter o pagamento suspenso.
Mais de 85 mil beneficiários convocados para regularizar os cadastros e a situação do segurado não responderam à chamada do Instituto Nacional do Seguro Social, feita em 27 de setembro.
Dos 95.588 notificados, apenas 10.397 agendaram o exame. A lista completa foi publicada no Diário Oficial da União. O INSS está enviando cartas a 170 mil segurados.
As perícias começaram em agosto e o agendamento deve ser feito até 30 dias após recebimento da comunicação dos Correios.
Para marcar a perícia, o segurado pode acessar o app Meu INSS, ligar para a Central de Atendimento 135, ou na página da internet.
No dia da perícia, o segurado deve levar a carteira de identidade, o CPF, exames médicos que comprovem a incapacidade de trabalhar e laudo médico, com nome e assinatura, carimbo com CRM, descrição e código da doença – a CID (Classificação Internacional de Doenças).
Da Rádio 2