Offline
Estudo aponta segurança da ButanVac e capacidade de produzir resposta imune potente contra a Covid
30/09/2021 10:33 em Saúde

Ensaios clínicos na Tailândia atestaram que a vacina ButanVac, em desenvolvimento no Instituto Butantan de São Paulo, é segura e tem imunogenicidade potente – é a capacidade de estimular a resposta imune do organismo.

Os resultados foram publicados na plataforma Med-Rexiv, de pré-artigos científicos que ainda terão novas análises de pesquisadores. Os estudos da fase 1 foram feitos pela Universidade Mahidol, de Bangcoc; Ichan, a Escola de Medicina de Monte Sinai, de Nova York; e pela Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos.

 Além da Tailândia, a ButanVac é testada no Brasil e no Vietnã, como candidata à vacina contra a Covid-19. A experiência foi feita com controle por placebo (indução sem medicamento) e bem tolerada em 210 voluntários.

O grupo é formado por 128 mulheres e 82 homens entre 18 e 59 anos, que receberam duas doses da vacina com intervalo de 28 dias.  

Menos de um terço dos participantes teve efeitos adversos: dor de cabeça e muscular, sensibilidade e fadiga. O médico sanitarista Gonzalo Vecina, ex-presidente da Anvisa, considerou os resultados esperados.

 Mas alerta para a fase 3, quando será testada a eficácia do imunizante para combater o novo coronavírus. Os autores do estudo destacam que a candidata à vacina é altamente imunogênica e pode sr produzida com baixo custo em qualquer laboratório adaptado para desenvolvimento de fórmula inativada do vírus influenza.

 

COMENTÁRIOS