Offline
Dia Mundial de Prevenção do Suicídio: todos devem ficar atentos aos sinais do comportamento suicida
10/09/2021 10:30 em Saúde

Perder um ente querido para o suicídio é na grande maioria das vezes inesperado e inimaginável, além de ser sempre surpreendentemente triste.

 Principalmente porque geralmente familiares e amigos não perceberam ou não acreditaram, mesmo diante de alguns sinais, que aquela pessoa tiraria a própria vida.

 O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado em 10 de setembro, chama a atenção para a importância de todos estarem atentos ao comportamento suicida.

 Muitas vezes a pessoa fala que pensa em morrer ou em se matar, demonstra tristeza excessiva, não tem vontade de ficar com os outros e tem mudanças no comportamento.

 Outro motivo que exige preocupação é quando alguém que apresenta esse quadro fica feliz repentinamente, pois pode ser sinal de aceitação de encerrar a vida.

 O suicídio não escolhe nível social, financeiro ou idade e em mais de 96% dos casos está relacionado a transtornos mentais, principalmente a depressão.

Em seguida, entre as principais causas, aparecem o transtorno bipolar e o uso de substâncias.

 Para alertar sobre o tema, a Associação Brasileira de Psiquiatria realiza todos os anos a campanha Setembro Amarelo, em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

 Um estudo recente da empresa de pesquisas Hibou mostra que cerca de 42% dos brasileiros já tiveram pensamentos suicidas.

Desse total, mais de 81% buscaram ajuda médica e especializada.

 No entanto, a pesquisa também mostra que 94% dos participantes já ouviram algo como “isso é frescura” ser dito para alguém com depressão.

E 72% conhecem pelo menos uma pessoa que tentou suicídio ou tirou a própria vida.

 O tema é sensível e assusta, mas de acordo especialistas, é importante que as pessoas conversem, se apoiem e tenham mais informação sobre os transtornos emocionais que podem levar ao suicídio.

 

O estudo da Hibou ouviu cerca de mais de 2,000 brasileiros, maiores de 18 anos, entre os dias 25 e 26 de agosto.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!