Tradicional Desfile da Independência não será realizado na Esplanada dos Ministérios. O evento cívico-militar de 7 de setembro, que reúne autoridades dos três Poderes e populares em Brasília foi suspenso pelo Ministério da Defesa pelo segundo ano seguido.
Neste, a celebração acontecerá num formato reservado no Palácio da Alvorada – residência oficial do presidente da República – com público restrito apenas a convidados.
O motivo, informado em nota, foi o mesmo que suspendeu a cerimônia no ano passado: a pandemia de Covid-19. O evento na Alvorada será coordenado pela Presidência e as Forças Armadas apenas farão o hasteamento da bandeira.
O ministro Braga Neto salientou que não vê impedimentos para participação militar em atividades em outros estados, mas destacou que não serão realizados desfiles. A comemoração do 7 de setembro poderá contar com demonstrações, como da Esquadrilha da Fumaça ou exposições.
No ano passado, uma portaria ministerial publicada um mês antes da data orientava as Forças Armadas a não participarem de desfiles, paradas ou outros eventos que gerassem grande concentração de público.
Fonte: Rádio 2