Durante um mês, a partir de 20 de agosto, governo e instituições de justiça vão desenvolver ação intensiva de combate à violência contra a mulher. A Operação Maria da Penha vai qualificar o atendimento às vítimas, reforçar o cumprimento de medidas protetivas e aprimorar o sistema de proteção.
A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria do Ministério da Mulher, secretarias estaduais de segurança, Conselho Nacional de Justiça e outras instituições que atuam no atendimento desse tipo de crime. Segundo nota do ministro Anderson Torres, também serão desenvolvidas ações de conscientização sobre a importância de denunciar atos violentos praticados contra a mulher, ou que a coloquem em situação de risco.
Torres destacou que é uma ação de enfrentamento que busca atingir mais eficiência ao trabalho, prevenir ocorrências, diminuir o tempo de respostas e facilitar a punição aos agressores. Uma das frentes de atuação é requalificar o atendimento pelo telefone da polícia 190 para seguir um protocolo de procedimentos em todas as denúncias, além do reforço da atenção nas delegacias especializadas.
No âmbito da Justiça, uma força-tarefa vai auxiliar oficiais no cumprimento de notificações a agressores para acelerar os processos de vítimas amparadas por medidas protetivas.
Fonte: Rádio 2 / Outras informações:https://tvbrasil.ebc.com.br/brasil-em-dia/2021/08/operacao-maria-de-penha-enfrenta-violencia-contra-mulher