Pesquisa revela que 90 por cento dos candidatos a uma vaga de emprego concordariam em reduzir a pretensão salarial. A possibilidade também seria aceita pela maioria dos trabalhadores que estão a apenas três meses desempregados. Outros 85 por cento, independentemente da idade e formação, se sujeitariam a assumir um cargo inferior para voltar ao mercado de trabalho.
E entre os que não concordariam com a redução do cargo, 68 por cento aceitariam flexibilizar o salário. Os dados são de levantamento feito em julho, pela consultoria de recursos humanos Luandre. A pesquisa ouviu uma amostra de 935 profissionais desempregados, com idades entre 18 e 60 anos, sendo que cerca da metade tinha o Ensino Médio completo e 30 por cento o ensino superior.
A superintendente de Seleção da Luandre, Francine Silva, avalia que ao reduzir o salário e manter o cargo, o profissional tem chance de buscar novas oportunidades. Já a mudança de cargo deve ser bem planejada, afirma ela, para um nível abaixo apenas, para que a retomada de carreira não seja tão difícil e as empresas confiem que o profissional irá se dedicar à nova função.
Na pesquisa, 76 por cento consideraram a mudança de carreira como uma alternativa para driblar o desemprego.
Fonte: Rádio 2