Offline
Estudo mostra os benefícios da soja para redução das ondas de calor na menopausa
Notícia
Publicado em 23/07/2021

Consumir grãos de soja pode ajudar a controlar os sintomas da menopausa. A condição costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos de idade e marca o fim da fase reprodutiva das mulheres. Um novo estudo da Sociedade Norte-Americana de Menopausa indica que adotar uma dieta rica em soja contribui para reduzir as ondas de calor em 84 por cento.

O sintoma é um dos mais comuns e pode surgir na perimenopausa, fase que antecede a menopausa, e se estender até a pós-menopausa. A pesquisa durou 12 semanas e 59 por cento das participantes se livraram totalmente das ondas de calor, sem o uso de nenhuma medicação com hormônios.  

Elas consumiram alimentos com baixo teor de gordura, à base de plantas, em uma salada ou sopa, junto com meia xícara de grãos de soja cozidos. Também foram relatadas situações de perda de peso, mais disposição e melhora na digestão.

 Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Menopause e podem ser uma boa alternativa para mulheres que não podem usar medicamentos à base de estrogênio.  

Vale destacar que algumas pesquisas anteriores associam o consumo de alimentos à base de soja ao aumento do tecido mamário e aumento do risco de câncer nas mulheres. Ao mesmo tempo, outros estudos indicam que a leguminosa reduz o risco de tumores nas mamas.

 Por isso o ideal é sempre consultar um médico, antes de promover alterações na dieta.

Fonte: Rádio 2

PERIMENOPAUSA

“As pacientes na perimenopausa frequentemente se queixam de irritabilidade, perda de desejo sexual, dificuldade para dormir, ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso, depressão e uma série de problemas, todos relacionados às mudanças hormonais que ocorrem nos anos antes da menopausa.”  

Karoline Medeiros. Mais detalhes em https://www.karolinemedeiros.com.br/perimenopausa/

Comentários